Nosso laboratório foi fundado em 1995 e desenvolve pesquisas em cibersegurança desde quando este termo ainda era quase desconhecido.
Fazemos parte do
Temos como principal missão a formação de recursos humanos por intermédio da realização de pesquisas e desenvolvimento científico.
Somos uma entidade sem fins lucrativos, assim como a UNESP é uma universidade pública e gratuita, mantida majoritariamente com recursos dos impostos dos contribuintes do Estado de São Paulo.
ACME! é um acrônimo para
Quando o laboratório foi criado em 1995, ele foi batizado de ACME! como uma alusão aos produtos que aparecem no desenho animado “Papa-léguas” (Wile E. Coyote cartoons – Warner Brothers). Entretanto, não havia um nome associado à sigla “ACME”. Em 1998 Dalton Matsuo Tavares fez uma sugestão de um nome que se encaixava perfeitamente sobre a sigla, formando então o Advanced Counter-Measures Environment Lab. Desde então o laboratório passou a se chamar ACME! Computer Security Research. Em 2014 seu nome foi atualizado para ACME! Cybersecurity Research.
“ACME” também é uma palavra em inglês que significa cume, apogeu ou o mais alto grau de desenvolvimento.
Por mais de duas décadas temos nos dedicado a pesquisar temas importantes que permitem manter seguros diversos sistemas e redes. Em função da longevidade de nosso laboratório, foi possível obter e guardar um enorme conjunto de informações e conhecimento a respeito dos ataques e das ameaças que atingem a Internet ao longo dos tempos.
Nós aprendemos muito a respeito do comportamento dos atacantes e sobre a evolução das ameaças. Este conhecimento nos permite desenvolver melhor e mais eficientemente o nosso trabalho, num momento em que a cibersegurança se tornou uma questão de proteção das pessoas e das nações.
Com nossa expertise desenvolvemos pesquisas para tecnologias de proteção, avaliação e análise do comportamento de ameaças a redes e sistemas de software. Toda a experiência adquirida nos permite evoluir e enfrentar os desafios atuais da segurança no cyberespaço e formar pessoas para atuarem como melhores analistas de segurança, numa sociedade cada vez mais conectada.
Em função da longevidade de nosso laboratório, foi possível obter e guardar um enorme conjunto de informações e conhecimento a respeito dos ataques e das ameaças que atingem a Internet ao longo dos tempos.
Nós aprendemos e compartilhamos
Nós aprendemos e compartilhamos muito a respeito do comportamento dos atacantes e sobre a evolução das ameaças. Este conhecimento nos permite desenvolver melhor e mais eficientemente o nosso trabalho, num momento em que a cibersegurança se tornou uma questão de proteção das pessoas e das nações. Utilizando esta expertise nós desenvolvemos pesquisas e ensinamos sobre tecnologias de proteção, avaliação e análise do comportamento de ameaças a redes e sistemas de software.